Voce já parou para pensar  quantas informaçoes chegam até nós todos os dias ? Imagine se nós guardassemos tudo de maneira igual, não haveria espaço físico pra tanta coisa ou então poderíamos até entrar em colapso.  O nosso cérebro armazena  muitas  informações ao mesmo tempo, cabe a nós determinar a ele o que é mais importante a  ser lembrado, e o que deve ser descartado é isso mesmo, nós  estabelecemos as prioridades. Você deve estar se perguntando como isso é possível certo ? ....Tudo que você repete por muitas vezes, seja uma frase, uma lição de casa contínua,  leitura de livros em outra Língua, assistir filmes com legendas em Inglês, ouvir músicas em outra Língua e por ai vai....Você está dizendo ao seu cérebro que tudo que você está fazendo com frequencia é  extremamente relevante e que essas informações apreendidas  que  são compostas por frases, expressões e palavras devem ser facilmente encontradas em nosso arquivo mental.

       Isto acontece através da associação de uma série de fatores que são os sons, imagens, palavras,   Línguas, fotos,fatos ....tudo junto e misturado ... enfim, aprender de forma dinâmica é a melhor maneira de se guardar informações, tudo que é significativo, que fez parte da sua vida e que traz emoçoes que te marcaram com certeza te fará apreender e aprender de forma mais efetiva, e o melhor, sem muito esforço e cobrança de si mesmo, o que acontece é um aprendizado espontâneo e prazeiroso.... É por isso que em minhas aulas trabalho com muitos materiais audio visuais e nas conversações procuro fazer com que o aluno me fale de situações reais ou até fantasiosas, é claro.... a fantasia, o engraçado também é muito proveitoso como forma de aprendizagem, o que quero dizer é que é imprescindível que o professor trabalhe de forma aonde o aluno seja o maior construtor de seu conhecimento, reproduzindo assim de maneira natural em uma conversação, por exemplo.

     Uma outra estratégia que utilizo é a de pedir para que o aluno leia em voz alta alguns trechos, pois o fato de estar se ouvindo lhe proporcionará uma rápida absorção do que está sendo ensinado. Além disso é um ótimo momento para se corrigir a pronúncia.

     As lições de casa são de suma importância, pois o contato contínuo com a Língua facilita  a absorção e o resultado será um aprendizado mais rápido. Os CD Roms funcionam muito bem neste sentido, pois os recursos multimidia, além de serem modernos, possuem uma estrutura de exercícios interativa e divertida.

    Com relação à como memorizar novos vocabulários, o uso de imagens, figuras e afins faz com que o cérebro associe a palavra ao som de forma mais interessante, não é necessario tradução neste caso, apenas visualização e repetição em voz alta, pelo menos 3 vezes da nova palavra. Contextualização também é relevante, pois fazer redações ou escrever frases soltas utilizando o novo vocábulo, faz com que essas informaçoes sejam processadas de maneira significativa, estabelecendo assim nossas prioridades.


      Confiram meu site profissional
      www.teacheradriana.weebly.com